Mais Saúde

Mitocôndrias

Mitocôndias: Como ter mais energia e juventude

Como recuperar essa fonte de energia.

Você tem se sentido cansado ou sem disposição?

Acha que sua memória e capacidade de raciocínio já foram melhores, ou você já se sente super capacitado e gostaria de saber como continuar assim?

Esse é um tema super interessante e útil para sua saúde e sua juventude.

Você já ouviu falar em Mitocôndria?

Pois é, essa organela, uma estrutura minúscula presente em praticamente todas as células do nosso corpo e que trabalha dia e noite sem parar para nos proporcionar 90% de toda energia que precisamos.

Elas são incríveis!  Produzem moléculas de energia chamadas de ATP (Trifosfato de Adenosina). Essas estruturas geram energia para tudo que fazemos a partir dos alimentos e da nossa respiração. Uma combinação de açúcar, gordura (lipídios) e oxigênio.

Nossas mitocôndria produzem cerca de 50 kg de ATP por dia.

Temos muitas destas estruturas em nosso corpo. Para você ter uma ideia, cada célula tem em média de 80 mil a 2 mil mitocôndrias. Algumas têm mais, e isso vai depender do trabalho que realiza, por exemplo, nosso fígado chega a ter de 2000 a 2500 (mil) mitocôndrias por célula e o nosso coração, ainda mais, com cerca de mais de 5 mil mitocôndrias por célula, ou seja, 25% do volume (peso) é constituído por mitocôndrias.

Onde encontramos mais mitocôndrias? 

Em nosso fígado, coração, cérebro, pulmões e músculos. Pois é onde temos mais atividade.

Poderíamos estimar que uma pessoa tem por volta de 40 quatrilhões de mitocôndrias em suas células e elas são capazes de produzir 10 mil vezes mais energia por grama do que o sol, todos os segundos. 

Quer saber mais? 10% do seu peso é de mitocôndrias. Elas são tão pequeninas que 1 bilhão de mitocôndrias caberiam em uma cabeça de alfinete e tem um poder enorme e nos fazem funcionar.

Elas são  o segredo para um metabolismo saudável, para a vida e recuperação.

Como resposta a este processo de gerar energia, as mitocôndrias produzem Radicais Livres, que em condições normais são importantes para produzirem a defesa do nosso organismo como, contra as células do câncer, por exemplo.

O problema começa quando produzimos esses radicais livres em excesso e isso promove danos oxidativos às próprias mitocôndrias.

Quando danificamos as mitocôndrias, danificamos também o DNA celular e mitocondrial, ou provocamos defeitos na capacidade de recuperar danos de outras fontes, como por exemplo da radiação ambiental.

Para mantermos nossa capacidade de prevenir e combater o Câncer e a maior parte das doenças graves, inclusive o COVID-19, precisamos cuidar das mitocôndrias.

Resumindo:

As mitocôndrias:

  1. geram ATP – energia
  2. controlam apoptose (morte celular programada)
  3. controlam autofagia e mitofagia (eliminação de células e mitocôndrias doentes)

Uma dieta rica em hidratos de carbono gera aumento de produção de radicais livres no nosso organismo, chegando mesmo a níveis que causam danos ao organismo.

Já uma dieta rica em gordura e pobre em carboidratos, nos levam a queimar lipídios e cetonas em vez de glicose.

Isso diminui a exposição das mitocôndrias aos danos oxidativos em cerca de 30 a 40%.

O que significa que estamos preservando o DNA, as membranas celulares e proteínas mitocondriais tornando-as mais fortes, saudáveis e resistentes.

Uma alimentação rica em carboidratos, ou consumo de agrotóxicos ou substâncias que contenham arsênico ou amianto por exemplo, também irão danificar essas estruturas podendo levar ao aparecimento do Câncer.

O que podemos fazer para manter saúde e juventude?

  1. preferir alimentação natural: frutas, legumes, verduras
  2. água de qualidade
  3. prática de atividade física que vai ajudar na biogênese mitocondrial – nascimento de novas mitocôndrias.
  4. suplementar se necessário
  5. fazer fotobiomodulação

Dessa forma você preserva sua energia, memória, força, cognição e tudo mais de bom que um jovem apresenta.

Agora você já sabe tudo isso, antes de ser preocupar com uma boa aparência física, se preocupar com engordar ou emagrecer, deve antes de mais nada, se preocupar com questões vitais e isso passa pelo estilo de vida. Nossa genética conta 20% do que pode acontecer com nossa saúde, os outros 80%,  só dependem de nós, do nosso “estilo de vida” e isso é chamado de epigenética (o meio influenciando nosso corpo).

Já assistiu nosso vídeo sobre o tema no youtube? Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras