Mais Saúde

Problemas com a obesidade

Por que engordamos?

Obesidade, um problema Mundial!

Os dados oficiais são alarmantes em todo mundo (assista o vídeo aqui). Nas últimas décadas a humanidade vem engordando a olhos vistos. Tomamos um susto quando comparamos as silhuetas através das fotos das pessoas nos anos 1930 e anos 2020. 

São quase 2 bilhões de adultos no mundo estão com excesso de peso e destes, 600 milhões estão obesos. Há uma estimativa para 2030, que cerca de 450 milhões de pessoas ao redor do mundo serão diabéticas. Esses dados são da Organização Mundial de Saúde -OMS.

Em 2015 foi publicado no Journal of American Medical Association, um estimativa de 53% de americanos portando diabetes ou pré-diabetes e segundo o New York Times, o peso  médio do americano sofreu aumento de 11 kg entre as décadas de 1960 e 2002.

O que é a obesidade?

A obesidade é uma doença multifatorial que produz um efeito em cascata produzindo diversas outras doenças graves. Agora veja como os valores para Portugal e Brasil também são preocupantes.

Obesidade em Portugal:

Em Portugal a situação também chama atenção das autoridades de saúde. De acordo com dados atualizados pela Direção Geral de Saúde – DGS, o aumento de peso afeta mais de 1 milhão de adultos portugueses, o que equivale a 16,4% da população com idade igual ou superior a 18 anos. Os números apontam 52,8% da população portuguesa sofrendo de pré-obesidade ou obesidade. (Muitas pessoas não diagnosticadas).

Obesidade no Brasil:

Cerca de 60,3% da população adulta no Brasil encontra-se com excesso de peso sendo a maior prevalência para as mulheres com 62,6% em sobrepeso contra os 57,5% dos homens, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. 

Mas o que será que vem gerando este processo?

Problemas causados pelo aumento de peso:

Normalmente a obesidade e a diabete andam juntas. As estatísticas apontam que cerca de 80% dos diabéticos tipo 2, sofrem de obesidade.

A obesidade e a diabete tem em comum a perturbação metabólica, hoje chamada de diabesidade, que é a junção destas duas doenças, obesidade e diabete.

Por que será que estamos engordando tanto?  O que vem mudando no mundo que proporciona isso?

Será nossa alimentação fast food, comida industrializada, mais sedentarismo, glúten, muitos remédios, alimentação na infância, nossas crenças ou a nossa programação metabólica? 

Será que isso tem origem na genética? 

Você já ouviu falar em epigenética?

Estilo de vida e qualidade de vida:

Um dos fatores que interferem muito em nossa saúde é a alimentação e o stress. Quando nos alimentamos de comidas industrializadas com muitos químicos, corantes, conservantes, agrotóxicos e bebidas carbonatadas, isso vai interferir diretamente na sua microbiota intestinal, causando desequilíbrio conhecido como disbiose e tornando o seu intestino poroso “permeável”, o significa que partículas que não deveriam passar para nossa corrente sanguínea, acabem passando provocando disfunção metabólica e inflamação sistêmica, que deflagram um efeito em cascata produzindo ganho de peso, diabetes alergias, doenças autoimunes como fibromialgia, tiroidite de Hashimoto entre tantos outros. 

O que se pode fazer para evitar tudo isso e se manter saudável?

E a resposta está no ESTILO DE VIDA.

Uma alimentação mais próxima do natural, beber água em quantidade suficiente para seu peso e de qualidade com pH acima de 7,5 para ser alcalina.

Trabalhar a gestão emocional através do tratamento das crenças.

Evitar as toxinas ao máximo (ambiental, eletromagnética e emocional).

Estilo de vida saudável é prevenção

Somos o que comemos, o que absorvemos, o que pensamos, o que acreditamos ser e o que damos as nossas bactérias intestinais. /

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras